Neste Halloween decidi fazer uma maquiagem inspirada em uma divindade mexicana. Desde meus quatorze anos, tenho uma ligação muito íntima com o México; cultura, gastronomia, religião, e principalmente, suas praias – uma cidade praiana em particular chamada Puerto Valarta. Tudo indica que essa paixão nasceu na Copa Mundial de 2014. Eu, sendo fissurada por futebol, adorava acompanhar os jogos e curtia muito a seleção mexicana. No mesmo ano, meu pai precisou fazer uma viagem a trabalho para o México, me trazendo de lá várias lembrancinhas, como um sombreiro mexicano e umas caveiras inspiradas na Santa Muerte. Hoje em dia a imagem dessa deusa é até que bem popular. Não apenas no México, mas no mundo todo. Porém, a história que essa imagem sagrada guarda vai muito além da religião, pois, nas palavras de Alfonso Hernández, cronista do bairro de Tepito, a Muerte é um dos chamados “santos da crise” e no México as crises jamais terminam, reunindo cada vez mais adeptos.
La Santa Muerte (A Santa Morte) é vista como um elemento consolador para o povo mexicano. É a imagem sagrada que traz o conforto para os devotos na passagem de seus entes queridos para o além-mundo. Ela é encarada também como a responsável por encaminhar os mortos a um mundo espiritual melhor. Entretanto, a deusa também é muito adorada por aqueles que são considerados “à margem” da sociedade e discriminados por ela, como pessoas LGBT, pobres, pessoas que moram em regiões violentas, além de protetora dos narcotraficantes e prostitutas. Se pararmos para analisar a sua estética, perceberemos que a divindade é, na realidade, a Santa Maria dos católicos – porém, apenas o seu esqueleto.
Isso se dá devido ao sincretismo entre crenças católicas e mesoamericanas. Alguns afirmam que essa reverência em relação à morte se mantém desde a era pré-colombiana, porém, se analisarmos mais a fundo encontraremos na mitologia asteca, no período pré-hispânico, uma deusa da morte denominada Mictecacihuatl. O mundo dos mortos, na realidade, era governado por uma casal: Mictlantecuhtli e Mictecacihuatl, que fazendo uma relação com mitologia grega, seriam como Hades e Perséfone, digamos assim. Mictecacihuatl era uma divindade conectada com o Dia Sagrado dos Mortos (ou Dia de Los Muertos), uma das datas mais importantes no calendário festivo do México era um feriado que originalmente caia no final do mês de Julho e início de Agosto. Após a chegada dos conquistadores espanhóis os padres católicos mudaram a data das comemorações para coincidir com o Dia de Todos os Santos (ou Halloween), em uma tentativa de converter o dia sagrado em uma data cristã – e também para atrair o povo pagão ao cristianismo. Entretanto, a essência do dia se manteve fiel, sendo hoje um dos feriados mais populares do país e do mundo. Pressupõe-se que, pela celebração da data e pelo caráter protetor aos devotos, a deusa tenha garantido a sua longevidade dentro da fé mexicana.
Portanto, ao que algumas pessoas costumam dizer, Santa Muerte não é uma deusa inventada, mas uma divindade que necessitou se reinventar através do sincretismo com a religião católica para que continuasse existindo. Dentro do culto à deusa, as velas são um claro sinal de sincretismo, já que na tradição mexicana as orações a Mictecacihuatl ocorriam na escuridão. Entretanto, se você quiser ofertar ou ritualizar com a deusa aqui vai uma lista de acordo com as cores:
- Brancas - Proteção, purificação e agradecimento.
- Negras - Vinganças, danos, proteção contra magia negra.
- Vermelhas - Assuntos relacionados ao amor. Tanto para trazer, quanto para afastar o “amor abusivo”.
- Marrom - Ligada aos esclarecimentos e sabedoria.
- Dourada - Dinheiro, prosperidade e abundância.
- Roxa - Cura.
- Verde - Ajuda com as leis e causas justas.
- Sete cores - Ação mais ampla, como amor, vinganças, proteção etc.
De acordo com “El Librito de La Santa Muerte” as oferendas mais populares são flores brancas e vermelhas, doces, vinhos e licores, cigarros - "Se dice que cuando encienda un cigarro uno sera para usted y otro sera para su Santa Muerte, esto ayudara a que se le retire la envidia que le rodea es su trabajo o en su família" (Se diz que quando acende um cigarro um será pra você e outro será para sua Santa Morte, isso ajudará a retirar a inveja que rodeia seu trabalho ou em sua família)– frutas, pão e incensos que remetem à elevação espiritual.

0 Comentários